Existe uma arte que tem feito muito sucesso: a arte do macramê. Aliás, se você já viu alguma peça, provavelmente pode ter pensado: “Uau, que lindo! Porém, como fazer macramê?”.
Sendo assim, para você, eu preparei um passo a passo completo do macramê. Então, você vai aprender o que é essa arte e, claro, como será possível criar as suas próprias peças. Confira!
O que você encontrará neste post:
Entenda o que é macramê
Em suma, é uma arte que trabalha com as mãos e com as linhas. Com isso, para elaborar as peças, não é necessário outros objetos, como agulha ou máquina de costura, por exemplo.
A origem do macramê
Essa, aliás, é uma arte milenar. Isso mesmo: já faz mais de mil anos que atravessa gerações, em muitos lugares do mundo.
A palavra “macramê” tem origem árabe: se escreve “migramah” e significa franja. Com isso, você pode entender por que muitas das peças são cheias de franjas.
Sendo assim, registros indicam que a história do macramê começou nas Arábias. Quando havia festa na Babilônia, os tecidos que adornavam as vestimentas dos reis e das rainhas eram feitos pelos nós do macramê.
Há ainda a informação de que essa arte chegou à China, por volta dos anos 600 aos anos 1200, também para enfeitar as vestimentas da realeza. Em seguida, no início do século XII, surgiu na Espanha. E, na época das Grandes Navegações, se propagou pela Europa.
Pesquisas também revelam que o macramê estava presente na corte da Rainha Maria, na Inglaterra. Essa arte, no caso, era criada para adornar os altares das igrejas e também os mantos.
A chegada ao Brasil
Nas décadas de 60 e 70, o macramê ganhou força nos Estados Unidos. Naquela época, os alunos aprendiam essa arte nas escolas. Então, por conta disso, a educação artística do Brasil, que tem a sua base vinda de lá, começou a ensinar macramê por aqui.
Foi também nesse período que o macramê estava atrelado ao movimento hippie. Assim sendo, a arte podia ser encontrada em várias peças, como coletes, vestidos, brincos e colares, por exemplo.
O macramê nos dias atuais
É possível encontrar na moda, como vimos na imagem do colar acima, e em peças utilitárias, como um chaveiro. Além disso, o macramê na decoração chama bastante atenção. Afinal, uma almofada, um tapete e um painel de macramê transmitem elegância.
Desse modo, o macramê segue em evidência. Aliás, nos dias de hoje, essa arte faz muito sucesso.
Aqui, temos um painel que enfeita o quarto de casal. Como resultado, deixa o ambiente mais aconchegante:
Então, se você é encantada pelo macramê, a ótima notícia é que você mesma pode criar as suas próprias peças! Aliás, sabe como isso é possível? Com um passo a passo completo, que eu explico a seguir:
Macramê: o passo a passo que você precisa conhecer
Para quem está começando na arte do macramê, é muito importante saber isto: não inicie por peças grandes. Mas, por quê?
Porque trabalhos maiores, como uma cortina ou uma manta para sofá, por exemplo, são desafiadores, principalmente para quem é iniciante. Logo, podem fazer você desanimar.
Afinal, peças grandes demandam maior tempo e já uma certa experiência para fazer os nós. Além disso, também é necessário saber o tipo e a quantidade de linha que serão usados, para que não ocorra desperdício.
- Leia também: Macramê para iniciantes
Sendo assim, o que você precisa, neste momento, é de um grande incentivo para desenvolver as suas peças. Então confira as minhas orientações:
Conheça os nós
Em primeiro lugar, você precisa conhecer os 5 nós fundamentais do macramê: nó de laçada, nó escondido, nó quadrado, nó DNA e nó festonê.
No entanto, conhecer não quer dizer somente saber o nome desses nós, mas sim dominá-los. Ou seja: é entender como cada nó é feito, além dos movimentos, para que eles sejam trabalhos com precisão.
Conheça os tipos de linha para macramê
Assim como conhecer os nós é importante, o mesmo acontece com as linhas. Por exemplo: para criar um suporte de plantas, é necessário saber qual linha usar: a textura, a espessura ou se aquele tipo é ideal para suportar o seu vaso de planta.
Coloque em prática
Depois de saber os nós e os tipos de linha, agora é a hora de treinar, ou seja: de colocar em prática.
Conforme mencionei anteriormente, você não deve começar por peças grandes (que, neste momento inicial, podem atrapalhar o seu processo de aprendizado). Sendo assim, comece a treinar com peças pequenas, como um porta-guardanapo, por exemplo:
Com isso, seguindo esse passo a passo no macramê, você adquire experiência. Então, daqui a algum tempo, será capaz de criar aquelas peças grandes que você tanto admira, como um painel para decorar a sua casa.
Curso para aprender macramê com passo a passo completo
Por aqui, já conversei bastante com você sobre a importância de seguir o caminho certo e, assim, ser capaz de criar várias peças de macramê.
Porém, eu também quero apresentar para você o método que eu desenvolvi, e o melhor: eu ensino todo ele no meu curso online Escola de Nós.
O meu curso é especialmente para você que quer seguir o passo a passo do macramê de um jeito certo, com uma metodologia capaz de gerar resultados. Nas minhas aulas, eu incentivo o seu trabalho e ensino a arte do macramê sem complicações. Com isso, você terá autonomia para criar suas próprias peças, sem precisar de tutoriais.
Além disso, no meu curso Escola de Nós, há um grupo fechado, exclusivo das minhas alunas. Nesse grupo, uma motiva a outra e, assim, elas se sentem animadas para seguirem na criação de suas peças de macramê.
Então, se você ficou curiosa para saber mais sobre o curso, confira alguns trabalhos que as minhas alunas já produziram:
Painel
Suporte de planta híbrido
Balanço
Almofada
Bolsa
Minhas redes sociais: muitos tutoriais para você
Para completar, você ainda pode acompanhar os meus conteúdos nas redes sociais. No meu canal, o Osana Macramê, no YouTube, você pode assistir a vários tutoriais. Mas, para você, eu selecionei alguns vídeos. Confira!
Painel de macramê: passo a passo para iniciantes
Suporte de plantas para quem está começando no macramê
O chaveiro, aliás, é uma das melhores peças para começar
Assim como um porta-guardanapo
Um colar, porque macramê também faz sucesso na moda
O que você achou desse passo a passo no macramê? Agora, coloque todas essas informações em prática. Assim você pode criar peças incríveis, seja para decorar o lar, presentear e até mesmo vender!
[…] ajudar você e, claro, para inspirar o seu trabalho, aqui você vai conhecer os tipos de linha para macramê que eu mais utilizo nas minhas […]
[…] para quem ainda não sabe, macramê é a arte de dar nós. Então, você não precisa usar agulha ou outro material, mas somente as […]
[…] já ouviu falar sobre macramê e ficou encantada, querendo saber como é possível fazer as peças? Então você está no lugar […]
[…] você está pensando em deixar a sua casa ainda mais estilosa, usar uma peça de macramê na parede pode ser uma ótima […]
[…] hora de inovar na decoração da casa, o painel de macramê é uma tendência que está em alta. Mas, afinal, você sabe qual modelo escolher – aquele […]
[…] pessoas gostam da ideia do macramê para plantas. Afinal, a ideia de ter um suporte de vaso em macramê deixa o ambiente mais estiloso e […]
[…] é por acaso que o macramê faz muito sucesso. Afinal, essa arte milenar está presente em muitos lugares: na decoração da […]
[…] você, assim como eu, admira o trabalho em macramê, sabe que essa arte milenar tem feito muito sucesso nos dias de hoje. As peças podem ser […]
[…] verdade que você pode criar uma enorme variedade de peças de macramê. No entanto, muitas pessoas me perguntam: “Afinal, como fazer folha de macramê?”. No vídeo […]
[…] verdade que há uma variedade de linhas para criar peças de macramê. No entanto, existe uma pergunta que muitas pessoas me fazem: “É possível usar barbante para […]
[…] verdade que as peças de macramê fazem muito sucesso e, por isso, estão presentes em vários lugares. Você pode encontrar o […]
[…] verdade que as peças de macramê fazem muito sucesso e, por isso, estão presentes em vários lugares. Você pode encontrar […]
[…] o seu primeiro contato com o macramê tenha sido através dessa peça. Ela pode ser facilmente encontrada em feiras de artesanato, por […]
[…] bonitos e trazem a natureza pra mais perto da gente. Podem ser simples ou complexos, essa peça de macramê é […]