Home Dicas para aprender macramê Como fazer macramê e ter peças incríveis?

Como fazer macramê e ter peças incríveis?

273
1

Se você já sabe o que é macramê e acha incrível os trabalhos feitos por meio dessa arte milenar, é normal olhar uma peça e pensar: “Que lindo! Porém, como fazer macramê?”.

Aliás, essa é uma dúvida de muitas pessoas, você sabia? Afinal, como há uma infinidade de peças que podem ser criadas, diferentes tipos de linha para macramê e, além disso, há os nós que precisam ser muito bem treinados, é natural que surjam algumas dúvidas.

No entanto, aqui, você está no lugar certo. No vídeo abaixo, você encontra muitas informações sobre como fazer macramê. Dê o play e assista!

Como fazer macramê? Conto tudo para você!

Antes de tudo, eu preciso compartilhar com você uma informação importante, principalmente se você quer dar os seus primeiros passos no mundo do macramê.

Neste momento inicial, você não deve começar por peças grandes. Contudo, talvez você esteja se perguntando: “Mas, por quê? Afinal, eu tenho o sonho de criar uma cortina”.

Então, eu preciso explicar isto: peças grandes, como uma cortina, um tapete ou uma manta para sofá, por exemplo, são trabalhos desafiadores. E que, como resultado, podem fazer você desanimar.

Em suma, peças maiores demandam mais tempo e já uma certa experiência para elaborar os nós. Além disso, você precisa saber o tipo e a quantidade de linha que serão usados, para que não ocorra desperdício.

Sendo assim, deu para perceber que é preciso ter as orientações corretas na hora de começar a criar as suas artes. Desse modo, veja as informações a seguir e saiba como fazer macramê do jeito certo: 

3 passos para criar as suas peças

Passo 1: conhecer os nós

O primeiro passo é você conhecer os 5 nós fundamentais do macramê, que são eles:

  • Nó de laçada (nó inicial);
  • Nó escondido;
  • Nó quadrado (nó duplo); 
  • Nó DNA (nó espiral); 
  • Nó festonê.

Mas, atenção: conhecer não significa só saber o nome deles, mas sim dominar esses nós. Isso significa saber como cada um é feito; qual movimento dar para criar um nó com precisão.

Passo 2: conhecer os tipos de linha

Afinal, como fazer macramê sem conhecer as linhas, não é mesmo? Por exemplo: vamos supor que você queira fazer um suporte de plantas. Então, qual linha você pode usar para criar essa peça?

Assim sendo, é essencial conhecer os nomes das linhas, como as texturas, espessuras e cores. 

Passo 3: treinar

Além disso, é preciso treinar. É claro que é muito importante saber quais são os nós e as linhas. Mas, agora, o próximo passo é colocar em prática. 

Para quem quer saber como fazer macramê, o ideal é começar a treinar com peças pequenas. Assim, ganhando experiência, você será capaz, daqui a algum tempo, de criar aquelas peças grandes tão desejadas.

Porém, neste momento inicial, como é que você vai fazer um trabalho maior, tal como um painel de macramê para decorar a parede, se você ainda não sabe como os nós se comportam, ou quais os melhores tipos de linha para essa peça? Então, tudo isso você só vai descobrir se treinar com as peças pequenas. 

Veja, na prática, como fazer macramê

Comece com peças pequenas

Treinar macramê com barbante

Você pode testar, por exemplo, com barbante que já tem em casa. E começar com peças bem pequenas, mesmo. Aliás, na imagem acima, há o nó de laçada, o nó quadrado e o nó festonê. 

Sempre que você faz isso, você treina. É possível observar como os nós se comportam e se foi agradável para você trabalhar com esse tipo de linha. 

Em seguida, você pode trabalhar com outra linha e, assim, fazer mais um teste. E lembre-se: neste momento, sempre com uma peça menor. 

Como fazer macramê: treinando com diferentes chaveiros

Chaveiro de macramê

Acima, temos um chaveiro, que foi elaborado com o fio náutico de 5mm. Nele, encontramos o nó quadrado, o nó de laçada e o nó escondido.

Chaveiro com fio de malha

Aqui também temos um chaveiro. Porém, desta vez, foi usado o fio de malha. Com ele, foi possível treinar o nó quadrado e o nó escondido.

Chaveiro de macramê

Já neste chaveiro rosa, treinamos o nó DNA, o nó escondido e o nó de laçada. A linha utilizada, aliás, foi o cordão de São Francisco. 

Que tal treinar com mini painéis?

Pequeno painel de macramê

Este painel foi criado com o nó de laçada, nó quadrado, nó DNA e nó escondido. Ou seja: mesmo sendo uma peça pequena, permite treinar 4 tipos de nós. E, assim, você vai ganhando experiência para os próximos trabalhos.

Pequeno painel de macramê

Enquanto isso, trabalhei neste outro mini painel o nó de laçada, o nó quadrado e o nó festonê. Ah, e ainda finalizei com o desfiado, que deixa a peça um charme, concorda?

Você pode criar inúmeras peças pequenas. Desse modo, com cada trabalho, vai treinando os nós e testando diferentes linhas. 

Ótima estratégia para treinar os nós

Treinando os nós

Além disso, caso você prefira, você pode treinar somente os nós. Por exemplo: “Hoje é o dia para colocar em prática o nó quadrado”. Então, você pode fazer o seu próprio painel de exercícios: nele, você trabalha diferentes nós e, com isso, adquire experiência na arte do macramê. 

Meu curso completo sobre como fazer macramê

Se você quiser aprender ainda mais sobre como fazer macramê, lá no meu canal, o Osana Macramê, no YouTube, você encontra muitos tutoriais para criar as peças.

No entanto, eu também quero apresentar para você o meu método. Sim, com toda a minha experiência, eu desenvolvi um método, que ensino no meu curso completo Escola de Nós.

Se você quer seguir toda metodologia e ter alguém que incentive o seu trabalho, o curso pode ser para você! Nele, eu ensino macramê de uma forma descomplicada. Assim, você terá autonomia e segurança para criar suas peças, sem precisar ficar presa a um tutorial.

Além disso, o curso oferece um grupo fechado, exclusivo das minhas alunas. Por lá, elas compartilham trabalhos incríveis. E, o melhor: uma incentiva a outra e, assim, elas se sentem encorajadas para avançarem ainda mais na arte do macramê.

Aqui, você conferiu informações essenciais sobre como criar macramê. Agora, o próximo passo, é colocar em prática!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here