Home Dicas para aprender macramê Tudo sobre Folha de Macramê

Tudo sobre Folha de Macramê

536
1
(Artista: Alice Pereira / Aluna Escola de Nós)

É verdade que você pode criar uma enorme variedade de peças de macramê. No entanto, folha de macramê é uma peça queridinha de todos!

E nesse post quero te mostrar tudo sobre essa peça e te dar orientações importantes, para que consiga criar a sua folha de macramê sem complicações.

Vamos lá?!

É folha ou pena de macramê?

Folha ou pena de macramê

Primeiramente, vamos falar sobre o formato da peça. Algumas pessoas chamam de folha. Porém, outras chamam de pena de macramê. Para mim, não faz diferença. Então, você pode chamar como preferir.

A folha de macramê é uma peça versátil

Ela pode ser encontrada em vários trabalhos: pode estar presente no painel de macramê, no filtro dos sonhos e até ser um porta-guardanapos. Ou seja: você usa a folha de acordo com a sua criatividade!

Aliás, a folha de macramê garante um toque de elegância. E, além disso, pode ser criada em diversos tamanhos. Você pode fazer uma peça grande ou uma bem pequena, como esta:

Folha de macramê pequena

O tamanho e o volume da folha de macramê vão variar conforme o número de cordões que você usa na peça. Na imagem acima, você pode observar que existem 3 gomos na parte central.

No entanto, na imagem a seguir, temos uma folha, feita com cordão de algodão, que tem 5 gomos. Então, quanto mais gomos tiver, maior ficará a peça.  

Peça com cordão de algodão

Um jeito criativo é fazer uma folha colorida. Para isso, à medida que você coloca os cordões, caso prefira, pode usar diferentes cores:

Folha colorida de macramê

Não jogue a linha fora. Transforme em uma folha de macramê!

Você sabia que é possível criar uma folha com pedaços de linha que você não vai usar mais? Isso mesmo. Por exemplo: sabe quando você faz um painel e acerta a franja? Então, todos aqueles pedaços de linha você pode juntar para fazer a sua folha de macramê, evitando, assim, desperdício.

Com isso, você não precisa usar um novelo novo exclusivamente para fazer a peça. Sendo assim, você já sabe: não jogue os pedacinhos de linha fora!

Quais os tipos de linha para fazer folha de macramê?

Antes de tudo, principalmente para quem está começando, a melhor linha é aquela que você já tem na sua casa.

No entanto, eu vou mostrar para você algumas linhas que eu já usei e que dão um efeito especial às folhas de macramê. 

Sisal

Trabalho feito com sisal

Cada linha que você trabalhar para fazer a sua folha terá um efeito diferente. No caso do sisal, que tem a característica de ser áspero, a peça fica mais armada. Portanto, o resultado fica mais rústico. 

Cordão de algodão

Peça com cordão de algodão

O cordão de algodão tem um revestimento que protege todos os fios. Sendo assim, quando você faz a folha de macramê com esse cordão, será preciso desfiá-lo. É verdade que esse processo dá um trabalho a mais, porém o resultado fica lindo.  

Linha macramê

Linha macramê

A linha macramê é ondulada, o que garante um movimento natural.

Folhas de macramê

Observe as peças acima. As duas folhas foram criadas com a linha macramê: enquanto a primeira tem um efeito natural, a segunda (na cor rosa), eu dei uma penteada. Com isso, você pode ter diferentes resultados, e usando a mesma linha para trabalhar.

Além disso, na folha de macramê rosa, eu acrescentei o nó DNA.

Fio de malha

Macramê com fio de malha

Embora seja possível criar uma folha de macramê com o fio de malha, você não tem como desfiar. Logo, o efeito da peça é como na imagem acima. Porém, caso prefira, você pode abrir a malha e cortar em tirinhas.

Cordão de algodão torcido

Cordão de algodão torcido

Aqui, temos mais uma opção de folha, feita com cordão de algodão torcido de 2mm. Logo, a peça fica menos volumosa.

Barbante

Folhas de macramê de barbante

Para mim, uma folha de macramê fica mais vistosa se for feita com barbante 24 fios. Aliás, na minha opinião, os barbantes são os melhores para fazer esse tipo de peça.

Você pode fazer a folha com barbante de menor espessura, como o barbante número 8, por exemplo. Mas, atenção: para isso, você vai triplicar a quantidade dos seus cordões. Em vez de usar 1 cordão 24 fios, você vai trabalhar com 3 cordões do barbante número 8. Afinal, basta fazer a conta: 3×8 = 24 

Os barbantes são ideais para desfiar e causar volume. Além disso, quanto mais linha você colocar, mais volumosa e maior no tamanho a folha será.

Como deixar a folha de macramê firme?

Folhas de macramê

Alguns profissionais usam goma, o que não é o meu caso, porque eu não costumo engomar a peça. Existe uma goma, chamada termolina, que você pode comprar em lojas de artesanato. Para isso, você usa o produto de acordo com a orientação da embalagem.

Você também pode fazer essa goma em casa, e o preparo geralmente é este: uma mistura de cola branca, álcool e água (mesma medida para cada um desses itens). Após fazer essa mistura, você aplica na peça e espera secar. Contudo, é um processo mais demorado.

Meu método para a peça ficar firme

Porém, como eu não uso a goma, vou ensinar para você o método que eu uso.

Para garantir o efeito desfiado, é preciso abrir a fibra do barbante. Para isso, uso um pente fino:

Pente para desfiar a peça

Quanto mais você pentear a fibra do cordão, mais firme ele vai ficar. O segredo é pentear bastante essa fibra, nos dois lados da folha de macramê (frente e verso).

Esse método também traz volume à peça. Eu começo penteando com o lado mais grosso do pente. Após ter penteado bem, volto a pentear com a parte mais fina. 

O próximo passo é usar uma escova pet, conhecida como rasqueadeira. É ela que vai dar o acabamento:

Escova pet no trabalho com macramê

Aliás, o mesmo funciona com a rasqueadeira: quanto mais você passar esse acessório na peça de macramê, mais firme a fibra vai ficar.

Saiba em quais linhas usar a rasqueadeira

Embora essa escova pet garanta um ótimo resultado, ela não pode ser usada em todas as linhas. No caso do sisal, ele vai rasgar. O mesmo acontece com a linha macramê e com a lã.  No entanto, você pode usar a rasqueadeira no barbante e nos cordões de algodão.

A peça ganhando o formato de folha

Depois de pentear bastante, é a hora de cortar, ou seja: de dar o formato de folha. Sendo assim, para ajudar a dar essa aparência, você pode fazer moldes de papelão. 

Molde para folha

Coloque a peça de macramê entre dois moldes:

Molde para folha de macramê

Depois, com uma tesoura, você vai cortar:

Formato da folha de macramê

E, por fim, está pronta a folha:

Folha de macramê pronta

Agora, eu também vou compartilhar com você o que eu faço ao criar uma folha de macramê. Depois de muito escovar, eu passo fixador de cabelo:

Fixador de cabelo para o trabalho em macramê

Você espera secar e, assim, faz o mesmo processo do outro lado da peça. E por que usar o fixador de cabelo? Porque esse produto dá uma maior estabilidade à folha.

Contudo, você não precisa aplicar muito produto. Caso use muito fixador, que é úmido, você vai molhar a fibra. E, quando molhar, ela vai começar a enrolar. E esse não é o efeito desejado. 

Resultado da folha de macramê

Apesar de ter levado uma leve camada de fixador de cabelo, o efeito fica natural. 

Sendo assim, esse é o meu método de fazer uma folha. Não significa que engomar esteja errado, porque cada um vai encontrar o seu jeito de criar as peças. Afinal, o importante é que você fique satisfeita com o resultado do seu trabalho em macramê.

Folhas de macramê criadas por minhas alunas!

Eu já compartilhei com você algumas orientações importantes na hora de criar uma folha, também conhecida como pena de macramê.

Inclusive, lá no meu canal, o Osana Macramê, no Youtube, eu compartilho muitos tutoriais, não só de folha de macramê, mas de várias outras peças.

Porém, você também pode conhecer o meu curso online Escola de Nós: com todo o meu conhecimento, eu desenvolvi um método. E ensino todo ele em um curso bem completo. 

Aliás, se você quer seguir toda metodologia e ter alguém que incentive o seu trabalho, o curso pode ser para você! Nele, eu ensino macramê de uma forma descomplicada. Assim, você terá autonomia e segurança para criar suas peças, sem precisar ficar presa a um tutorial.

Além disso, o curso oferece um grupo fechado, exclusivo das minhas alunas. Por lá, elas compartilham trabalhos incríveis. E, o melhor: uma incentiva a outra e, assim, elas se sentem encorajadas para avançar ainda mais na arte do macramê.

Veja a seguir folhas de macramê que foram criadas por algumas das minhas alunas:

1. Folha de macramê traz a natureza para dentro do lar

Folha de macramê
(Artista: Alice Pereira / Aluna Escola de Nós)

2. Mas também pode deixar o ambiente moderno

Macramê na decoração
(Artista: Vanessa Mendonça / Aluna Escola de Nós)

3. Folha como detalhe, mas que faz toda diferença ao painel

Painel de macramê
(Artista: Vanessa Mendonça / Aluna Escola de Nós)

4. No filtro dos sonhos, fica incrível!

Filtro dos sonhos
(Artista: Bárbara Siqueira Garcia / Aluna Escola de Nós)

5. Aliás, veja a elegância de um porta-guardanapo

Porta-guardanapo
(Artista: Elisangela Mendes / Aluna Escola de Nós)

6. E, com criatividade, até em quadros a folha de macramê pode estar!

Macramê na decoração
(Artista: Raquel Rossiter / Aluna Escola de Nós)

Agora, o próximo passo é você colocar todas essas informações em prática. Assim, você será capaz de criar a sua folha de macramê!

Como faço para aprender outras peças de macramê?

Recebo muitas mensagens me pedindo para ensinar a fazer uma bolsa, caminho de mesa, cortina, almofada. Essas peças que são as queridinhas de vocês.

Então resolvi de criar um cantinho, um lugar especial onde eu ensino todas essas peças.

Pensando em vocês, criei o clube de assinatura Mais Macramê.

O Mais Macramê é uma assinatura anual onde você terá acesso a tutoriais de macramês fáceis, práticos e exclusivos para você fazer na sua casa.

Todo mês um tutorial de macramê diferente. Se você entrar agora, já terá acesso ao tutorial da luminária, cama de gato, bolsa, caminho de mesa, asa de macramê, porta copos redondo…

Para saber mais, é só clicar no link: https://blogdomacrame.com.br/mais-macrame/

Estou ansiosa para te ter comigo nesse universo maravilhoso que é o macramê.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here